Etiquetas

,

 

Olá a todas!

Hoje vou falar sobre a sopa, um alimento do qual tem muito para dizer…!

A sopa é um prato bastante versátil e fácil de adaptar ao gosto individual, à cultura e ao clima de cada região. Podendo ser consumida como entrada ou como prato principal, a sopa apresenta benefícios importantíssimos para a saúde, pela sua elevada densidade nutricional e baixa densidade energética. Sendo tão característica da cultura gastronómica portuguesa, é fundamental manter e reabilitar o hábito de comer sopa diariamente, como parte integrante de uma alimentação saudável. A sopa é, sem dúvida, uma das mais fascinantes invenções gastronómicas e nutricionais!

Em que consiste a Sopa?

Alimento composto de caldo, mais ou menos líquido, geralmente com legumes sólidos cortados em pedaços pequenos, que se toma normalmente no princípio da refeição.

É o resultado da cozedura breve, em água, de uma variedade de alimentos aos quais se adiciona um pouco de gordura e por vezes também carne, peixe ou ovo, para de uma forma geral comermos à colher.

História da Sopa

sopa

Tipos de sopas

As sopas podem ser classificadas do ponto de vista:

  • Ponto de vista gastronómico:

        –Sopas: resultam da cozedura em água de diversos alimentos que podem, ou não, ser triturados.

       –Caldos: resultam da cozedura de carne, peixe, marisco ou legumes. Os elementos sólidos são retirados após a cozedura. Pode adicionar-se massa ou arroz formando as canjas.

       –Cremes: são uma sopa cujos ingredientes se encontram todos triturados.

        –Aveludados: resultam da junção de um farináceo (exemplo: farinha de trigo ou arroz) a um caldo (de legumes, carne ou peixe).

Tipos de Sopas

Ponto de vista nutricional:

  • –Sopas: resultam da cozedura em água de diversos alimentos que podem, ou não, ser triturados. São nutricionalmente mais completas que os caldos por conterem fibras, além de todas as vitaminas e minerais.
  • –Caldos: líquido onde se cozem diversos alimentos que são retirados após a cozedura. São mais pobres em fibra do que a sopa, contudo podem fornecer diversas vitaminas que se dissolvem na água.
  • –Sopas ricas: são sopas às quais se adicionam alimentos como carne, peixe, marisco, ovos ou queijo, sendo normalmente servidas como prato principal (ensopados, caldeiradas, jardineiras)

Importância da Sopa

A sopa, se confeccionada de forma adequada, é uma importante fonte de:

  • Vitaminas: contribuem para o crescimento e manutenção do equilíbrio do organismo, regulando muitos processos que nele ocorrem;
  • Minerais: importantes para a conservação e renovação dos tecidos e para o bom funcionamento das células nervosas;
  • Fibras: participam na regulação do organismo, nomeadamente no controlo da glicose e colesterol sanguíneos, do trânsito intestinal e do apetite;
  • Água: é essencial para a regulação do trânsito intestinal, protecção de tecidos e órgãos, transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal.

Uma Sopa pelo menos uma vez por dia nem sabe o bem que lhe fazia!

transferir

Alguma dúvida, podem enviar e-mail para ana.aniceto.nutrcionista@gmail.com

Beijinho

Ana Aniceto

Nutricionista

Anúncios