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Olá, boa tarde!

Como solicitado no lançamento da rúbrica de nutrição no blog Pó de Arroz, hoje vou abordar o tema da retenção de líquidos, situação que é muito prevalente e incomoda principalmente o sexo feminino.

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A retenção de líquidos consiste numa acumulação excessiva de água no organismo que origina o tal desconforto provocado pelo inchaço corporal. Esta situação pode ocorrer devido a múltiplos factores, entre os quais:

  • Antes da menstruação

No período pré-menstrual, acontece uma grande variação nas hormonas femininas, principalmente a aldosterona, responsável pela reabsorção renal do sódio. Desta forma, algumas mulheres sentem-se mais inchadas e com a sensação de terem engordado alguns quilos.

  • Consumo exagerado de sódio

Como a retenção de líquidos é um desequilíbrio entre a ingestão de sódio (sal) e sua eliminação pelo organismo, o excesso pode ocasionar  sintomas, especialmente em pessoas com predisposição e em indivíduos com problemas de tiróide, rins, coração e fígado.

  • Problemas circulatórios

Quando o coração não consegue bombear  sangue de forma eficiente para todo o corpo, o sangue mantém-se parado nas veias e acaba por sair através dos vasos sanguíneos, formando assim edemas  (inchaço). Em alguns casos, devido à má circulação, surgem varizes nas pernas.

  • Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela baixa produção de hormonas pela tiróide. Um dos sintomas desse problema é a retenção de líquidos que pode levar o indivíduo a ganhar alguns quilos. Surge também um cansaço excessivo e há aumento da pressão arterial.

  • Falência orgânica

O sódio e a água são eliminados do organismo pelos rins. Se houver algum problema com o seu funcionamento há retenção. Distúrbios no fígado causam inchaço, dada a diminuição na produção de proteínas que activam as hormonas redentores de sódio, que é activado pelo órgão.

  • Aconteceu após ter engordado alguns quilos

O sintoma ocorre muitas vezes em pessoas que estão com o peso muito acima do normal, pois a produção da hormona aldosterona está a todo o vapor. Os altos níveis dessa substância no organismo são responsáveis pela retenção de líquidos, sensação de inchaço e até mesmo pressão alta.

Exemplo de uma pessoa com retenção de líquidos:

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Para ultrapassar este problema sem recorrer logo à terapêutica medicamentosa, podemos optar  sempre por uma alimentação saudável com a escolha de determinados alimentos cujas características contribuem bastante para a resolução  desta disfunção. tais como:

  • Abacate: Este alimento é rico em gordura saudável (ácidos gordos monoinsaturados)  que ajuda a evitar e sensação de enfartamento.
  • Ovo: Este alimento é muito completo, sendo rico em proteínas e ajuda a eliminar a água do corpo.
  • Courgette: É um alimento pouco calórico com elevada percentagem de água que  ajuda a eliminar líquidos e toxinas do organismo.
  • Banana: É um alimento rico em potássio e ajuda na eliminação do sódio o que evita a retenção de líquidos.
  • Espargos: É um alimento altamente diurético que favorece a eliminação de toxinas do corpo.
  • Café: É uma bebida diurética, o que favorece a eliminação de água e toxinas do corpo.
  • Pepino: É um alimento rico em água, muito importante na hidratação e que ajuda na eliminação das toxinas no corpo através da urina.
  • Melancia: É um fruto rico em água que ajuda a eliminar as toxinas do corpo, além disso é pouco calórica.
  • Amêndoas: É um fruto seco óptimo para comer no intervalo das refeições (cerca de 5). Tem proteínas vegetais o que ajuda a serem eliminadas rapidamente evitando o inchaço.
  • Uvas: É um fruto que evita o desejo de doces. As uvas pretas são ricas em antioxidantes e ajudam a reduzir a formação de gases e o inchaço no corpo.

Todo o nosso estilo de vida pode ajudar a contribuir para a retenção de líquidos, deste modo uma alimentação saudável (alimentos anteriormente referidos) ,atividade física regular e ingestão de cerca de 1,5L de água diariamente são os pilares principais para acabar com  sensação de inchaço e desconforto, EXPERIMENTEM e VERÃO como é eficaz!

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Alguma dúvida podem escrever ana.aniceto.nutricionista@gmail.com

Beijinhos

Ana Aniceto

Nutricionista

 

 

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