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Olá, boa tarde!

Antes de mais, uma feliz Páscoa a todas!

Hoje abordo o tema da Água, um elemento essencial à vida mas que muitas vezes é menosprezado pela população em geral.

O Dia Mundial da Água é celebrado Mundialmente desde 22 de março de 1993, tendo sido instituído pela Organização das Nações Unidas durante a Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento que decorreu no Rio de Janeiro.

Importância da água

  • A água é fundamental para a nossa sobrevivência e para a manutenção do nosso estado de saúde. Cerca de 70% do nosso corpo é constituído por água, daí que seja importante não descuidar as quantidades de água ingeridas.
  • É recomendado beber a quantidade de água suficiente para que a urina seja abundante, clara e inodora (sem cheiro).

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Dicas para beber mais água

  • Beba um copo de água assim que acordar
  • Tenha sempre uma garrafa de água consigo
  • Beba água mesmo antes de ter sede
  • Nos dias quentes ter muito cuidado com a hidratação, aumentando a sua ingestão

 

Recomendações de Hidratação

  • Beba cerca de 1,5 a 2L de água por dia
  • Beba pequenas quantidades de cada vez, ao longo do dia, antecipando a sensação de sede
  • Esteja atento a sinais associados à desidratação. Aumente a ingestão de água nas seguintes situações:
  1. Sede
  2. Urina de cor intensa e com cheiro
  3. Cansaço, dor de cabeça, perda de capacidade de concentração, atenção e memória
  4. Actividade física intensa
  5. Temperatura ambiental elevada (incluindo ambientes aquecidos durante o inverno) e altitudes elevadas (incluindo viagens aéreas)
  6. Situações de doença acompanhadas de febre, vómitos ou diarreia
  7. Gravidez e aleitamento: aumente a ingestão de bebidas em cerca de 0,2 a 0,5L por dia, respectivamente.
  • Redobre o cuidado com a hidratação no caso de crianças e idosos, grupos em que a capacidade de detectar o estado de desidratação e/ou responder aos seus sinais pode estar diminuída.
  • Hidrate-se através da ingestão de água e de outras bebidas (como leite, sumos naturais, chá e infusões) e de alimentos ricos em água (sopas, saladas e fruta)

 

Onde se perde a água ingerida?

  • Respiração, cerca de 350ml
  • Transpiração, cerca de 450ml
  • Excreções, cerca de 1.500ml

 

Quanto de água se deve ingerir?

  • 1-8 anos: 1L
  • 9-13 anos: 1,5L
  • 14-18 anos: 2L
  • Adultos: 2,5L

 

Consequências do baixo consumo de água

  • Obstipação (prisão de ventre)
  • Problemas renais, o funcionamento dos rins é dificultado e aumenta o risco de infecções urinárias
  • Hipertensão Arterial
  • Desidratação, ficando a pele com uma pior aparência (mais áspera e seca levando ao envelhecimento precoce)
  • Maior risco de aparecimento de celulite
  • Cabelos secos e sem brilho
  • Em casos extremos, pode levar à morte

hidratação

Não se esqueçam de beber água, já existem inúmeras formas de nos lembrar, como aplicações para o telemóvel ou programas no computador!

Para as pessoas que não conseguem ingerir água na quantidade recomendada optar pelo chá ou águas aromatizadas!

 

Alguma dúvida, podem enviar e-mail para ana.aniceto.nutrcionista@gmail.com

Beijinho

Ana Aniceto

Nutricionista

 

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