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Olá, boa tarde!

Hoje vou falar-vos da Roda dos Alimentos!

A Roda dos Alimentos consiste numa imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte de uma alimentação diária saudável, sendo o guia alimentar adoptado em Portugal.

Este utensilio foi criado em 1977 no âmbito da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”. Esta Roda era formada por 5 grupos e não tinha a água no centro.

Após o avanço dos conhecimentos científicos e as diversas alterações na situação alimentar portuguesa como o aumento das doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, entre outras, houve a necessidade de uma restruturação na Roda dos Alimentos, sendo esta lançada em 2003. Este novo instrumento mantém o mesmo formato mas corresponde melhor às necessidades actuais da nossa população Portuguesa, pois houve a subdivisão de alguns dos anteriores grupos e estabeleceu-se as quantidades diárias recomendadas dos alimentos. Este novo guia tem a forma de um círculo que se divide em segmentos de diferentes tamanhos que se designam por Grupos e que reúnem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes podendo e devendo ser regularmente substituídos uns pelos outros de modo a assegurar a variedade alimentar. Estes 7 grupos de diferentes dimensões, indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na nossa alimentação diária. Deste modo o tamanho dos diferentes grupos correspondem a diferentes percentagens como: Cereais e derivados, tubérculos – 28%; Hortícolas – 23%; Fruta – 20%; Lacticínios – 18%; Carnes, pescado e ovos – 5%; Leguminosas – 4% e por fim Gorduras e óleos – 2%.

A água, não possuindo um grupo próprio, está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. Sendo a água imprescindível à vida, é fundamental que se beba em abundância diariamente. As necessidades de água podem variar entre 1,5 e 3 litros por dia.   

                  

antiga

Antiga Roda dos Alimentos

 

nova

Nova Roda dos Alimentos

Este guia é utilizado da seguinte maneira: devem-se comer diariamente porções de todo os grupos de alimentos, sendo o número de porções recomendado dependendo das necessidades energéticas individuais. As crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens activos e os rapazes adolescente pelos limites superiores e a restante população deve orientar-se pelos valores intermédios.

 A Roda dos Alimentos assenta sobre 3 orientações que devem estar presentes numa alimentação saudável:

Completa: comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente;

Equilibrada – comer maior quantidade de alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de porções recomendado;

Variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

Alimentos rico em açúcar

Os produtos açucarados (chocolate, rebuçados, bolos, entre outros) devem ser ingeridos, preferencialmente, no final das refeições devido à quantidade de fibra, e a sua ingestão não deve ser diária mas sim restrita a ocasiões festivas.

Alimento ricos em sal

O sal e produtos salgados (produtos de salsicharia/charcutaria, alimentos enlatados, batatas fritas, aperitivos, entre outros) devem ser evitados e não consumidos diariamente, sendo a quantidade de sal recomendada por dia inferior a 5g (1 colher de sobremesa). A substituição do sal por ervas aromáticas e especiarias na preparação e confecção de alimentos é uma boa forma de adicionar sabor e realçar a cor aos alimentos. Esta figura ilustra diversas ervas aromáticas e o seu uso na confecção de diversos pratos.

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Seguir as recomendações da nova Roda dos Alimentos e praticar Actividade Física moderada e regular é fundamental para a obtenção de um peso corporal saudável.

Alguma dúvida: ana.aniceto.nutricionista ou podearrozsite@gmail.com

Beijinhos

Ana Aniceto

Nutricionista

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